Amor ao
cuidado íntimo

AGENDAR CONSULTA

QUE BOM TE VER AQUI!

DRA. JULIANE DAL MAGRO:
AMOR AO CUIDADO ÍNTIMO

Os atendimentos são realizados em dois locais, na Clínica Ribeiro Meregalli (consultas ginecológicas, avaliações, fraxx íntimo, pré e pós operatórios), localizada no Barra Sul Shopping e também na Clínica Dermatológica Vivian Simões Pires (estética íntima, laser, liftera e injetáveis), localizada no bairro Moinhos de Vento.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Amor ao cuidado íntimo

Inserção de DIUs (dispositivos intra-uterinos)

AGENDAR CONSULTA

O dispositivo intrauterino (DIU) é uma opção de anticoncepção que é inserida no útero. É um método contraceptivo de alta eficácia, de longa duração (5 ou 10 anos, mas pode ser retirado a qualquer momento caso a mulher deseje engravidar) e tem poucos efeitos colaterais.

O procedimento de inserção do DIU pode ser realizado em um consultório com anestesia local ou em um ambiente hospitalar com sedação. Muitas pacientes toleram bem a inserção no consultório. Após a inserção, recomenda-se evitar atividades físicas intensas e relações sexuais por dois dias. Após esse período, você pode retomar sua vida normal e a atividade sexual, com o uso de preservativos.

Cerca de 10 – 15 dias após a inserção, é necessário realizar uma ecografia transvaginal para avaliar a posição do DIU. Além disso, pode haver um período de adaptação ao DIU, geralmente de 2 a 3 meses, durante o qual podem ocorrer sangramentos irregulares (escapes/spottings) e cólicas. (não acontecem com todas as pacientes). No entanto, existem medicamentos que podem ajudar a tornar esse período mais tolerável.

Há poucas contra-indicações ao uso e inclusive podem ser utilizados por quem nunca engravidou e também durante a amamentação. Nenhum medicamento interfere com o funcionamento do DIU.

Há vários tipos de DIUs disponíveis, que são principalmente categorizados em dois tipos: DIUs não hormonais e DIUs hormonais.

DIUs não hormonais
- DIU de cobre: Existem várias marcas, tamanhos, modelos e formatos (T ou ômega, mini-DIU), escolhidos conforme tamanho do útero e preferência da paciente. A duração é de 5 – 10 anos conforme o modelo.
Trata-se de uma haste de cobre livre de hormônios, que libera pequenas quantidades de cobre dentro do útero, causando alterações no endométrio (tecido que recobre a parte interna), no muco e na motilidade das tubas uterinas. Ocorre uma reação inflamatória (não tóxica e não alérgica), mas torna a região hostil aos espermatozóides. É indicado para mulheres que não desejam ou que possuem contraindicações ao uso de hormônios. Podem aumentar o fluxo menstrual e cólicas, por isto, é mais indicado para àquelas que tem sangramento leve na menstruação e cólicas leves.

- DIU de cobre + prata: muito semelhante ao DIU de cobre. A adição da prata tem como objetivo diminuir a fragmentação do cobre e assim tentar reduzir os efeitos colaterais como aumento de cólicas e fluxo menstrual.

DIUS hormonais
Os DIUs hormonais (Mirena e Kyleena) são hastes feitas de plástico que liberam pequenas quantidades do hormônio progesterona no útero. A progesterona inibe a ovulação, torna o muco cervical mais espesso para dificultar a passagem dos espermatozoides e diminui o processo inflamatório local (por isso as cólicas diminuem e o fluxo menstrual reduz, inclusive podendo parar por completo).

Lembrando que a absorção sistêmica da progesterona é muito pequena (ou seja, o hormônio age localmente no útero). Ambos têm duração de 5 anos.

- DIU Mirena: libera uma média de 20mcg de progesterona por dia. Além de contracepção é utilizado para tratamento de sangramento uterino aumentado, endometriose, adenomiose e também como adjuvante na terapia de reposição hormonal na menopausa.

- DIU Kyleena: libera em média 12mcg de progesterona por dia. Tem tamanho menor que o Mirena (pode ser considerado um mini-Mirena). Sua haste é 25% menor que a do Mirena o que pode tornar a sua inserção mais confortável especialmente em adolescentes e mulheres que não tiveram filhos.

ORIENTAÇÕES PRÉ E PÓS INSERÇÃO DE DIU

Orientações pré inserção de DIU em consultório
- Ler e trazer o termo de consentimento assinado e esclarecer todas as dúvidas
- Coletar exame de BHCG (gravidez de sangue) 3 dias antes do procedimento
- Fazer uso de analgésico ou anti-inflamatório de 30 a 60 minutos antes do procedimento
- Pode estar menstruada
- Levar um acompanhante.

Orientações pré inserção de DIU em Bloco cirúrgico com sedação anestésica
- Ler e trazer o termo de consentimento assinado e esclarecer todas as dúvidas
- Coletar exame de BHCG (gravidez de sangue) 3 dias antes do procedimento
- Realizar jejum de 8 (oito) horas para o procedimento
- Chegar no hospital com antecedência (1-2 horas) para realizar os trâmites burocráticos
- Pode estar menstruada
- Levar um acompanhante.

O QUE MAIS PRECISO SABER ANTES DA MINHA INSERÇÃO ?

Possíveis complicações
- Perfuração uterina: pode ocorrer no momento da inserção do dispositivo. Evento raro (ocorre em média em 1 a cada 1000 mulheres que colocam o Diu) Ela pode ser parcial (Diu fica preso na musculatura uterina) ou total (diu atravessa o útero e entra na cavidade abdominal). Nos casos de perfuração completa, é necessária videolaparoscopia para retirar o dispositivo.

- Expulsão do DIU: O útero entende o DIU como um “ corpo estranho “ e é normal que ocorram contrações uterinas após a colocação do dispositivo. Quando as contrações são persistentes, podem ocasionar a expulsão parcial ou completa do DIU. A maioria ocorre na primeira semana ou após a primeira menstruação. A taxa varia de 1 a 7 mulheres/ano e 1 a cada 200 inserções. Por isso, é muito importante realizar a ecografia para controle do DIU.

- Gravidez em vigência do DIU: é super rara, o método tem 99% de sucesso em contracepção (Índice de Pearl). Os DIUS não hormonais têm mais taxa de falha e expulsão do que os DIUS hormonais. Caso aconteça e o fio seja visível, deve ser retirado. Se o fio não é acessível o DIU deverá ser mantido. Apresenta maior taxa de aborto e prematuridade se não puder ser removido.

Mais de 90% das pacientes têm uma boa adaptação ao DIU e apresentam o que chamamos de sangramento uterino favorável.

A escolha do tipo de DIU para cada paciente precisa ser individualizada e os principais fatores que fazem parte desta escolha estão relacionados às características do ciclos menstrual (duração do fluxo e quantidade de sangramento e presença ou não de cólicas menstruais).

É sempre importante discutir estas opções com sua gineco para determinar a melhor escolha para você, levando em conta o seu histórico médico, estilo de vida e planos futuros para a gravidez.

Não existe “O melhor” método! Cada mulher na sua individualidade tem o método que mais se adapta para seu momento de vida!!

Amor ao cuidado íntimo!

DRA. JULIANE DAL MAGRO - GINECOLOGISTA. Porto Alegre/RS. 2023, Todos os direitos reservados.
Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Política de Privacidade.

Criação de sites Passo Fundo - Criativitta Web Studio
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.