Tratamento cirúrgico para prolapsos, pós parto e flacidez íntima
As desordens do assoalho pélvico compreendem ampla variedade de condições. Os prolapsos dos órgãos pélvicos não são todos iguais. Nem tudo é a “bexiga caída”.
O prolapso ocorre quando os músculos e ligamentos pélvicos ficam enfraquecidos e incapazes de manter os órgãos pélvicos no lugar. Pode haver descenso da parede vaginal anterior (cistocele) e/ou posterior (retocele) e do ápice da vaginal ( útero ou cúpula vaginal).
Conforme o compartimento em que está o problema é indicado o tipo de procedimento cirúrgico :
- Histerectomia vaginal (retirada do útero que está prolapsado)
- Fixação de cúpula vaginal – em alguns casos precisamos reconstruir a vagina e reestruturar a fixação dos tecidos em ligamentos mais fortes (realizadas com pontos)
- Vaginoplastia (plástica da vagina)
- Colpoplastia anterior (correção do defeito da parede anterior / cistocele – da famosa “bexiga caída)
- Colpoplastia posterior (correção do defeito da parede posterior/ retocele – quando o reto se projeta para dentro da vagina
- Perineoplastia: tem o objetivo de reconstruir os músculos do períneo e recuperar a estrutura da entrada da vagina. É muitas vezes realizada pós parto normal para tratamento das lesões dos tecidos. Consegue diminuir o tamanho do hiato genital (entrada da vagina) e tratar a frouxidão
- São realizados em ambiente hospitalar.
A maioria das mulheres fica no hospital por um ou dois dias e retorna às atividades normais em cerca de duas a quatro semanas. Pode haver algum desconforto abdominal e pélvico que geralmente pode ser controlado com medicamentos para a dor. Também é importante evitar atividades extenuantes e levantamento de peso pesado durante a recuperação. É necessário ficar em abstinência sexual por 30-40 dias conforme o caso.
Cirurgia íntima / Ninfoplastia / Labioplastia
Cirurgia íntima é o nome dado a toda cirurgia plástica realizada na região genital. Podem ser indicadas tanto para problemas de saúde quanto para questões funcionais ou estéticas.
A correção da hipertrofia dos pequenos lábios é um procedimento indicado para àquelas mulheres que se sentem incomodadas pelo desconforto, infecções de repetição, interferência nas atividades, incluindo caminhar ou sentar, atividade sexual e / ou esportes (ciclismo, hipismo, natação).
Também pode ser feita com a finalidade de retirar a pele em excesso que cobre o capuz do clitóris.
QUE PRECISO SABER ANTES DA MINHA CIRURGIA??
Sempre que temos um procedimento cirúrgico agendado é importante conferir alguns detalhes burocráticos para que tudo saia como o planejado!
Claro que as orientações mudam de paciente para paciente, médico e procedimento a ser realizado..
De uma formal geral seguem alguns pontos que alinho com as minhas pacientes:
- Conferir data, horário e local e chegar no hospital com 2 horas de antecedência para realizar os tramites burocráticos / internação
- Procedimentos com anestesia / sedação necessitam de jejum - geralmente em torno de 8 horas
- Conferir os medicamentos de uso contínuo que precisam ser suspensos para o procedimento ser realizado
- Levar um acompanhante
- Levar termo de consentimento assinado
- Para realizar procedimentos ginecológicos em mulheres em idade fértil precisamos de um exame de gravidez ( BHCG sangue) coletado na semana do procedimento
- Para alguns cirurgias também precisamos de um exame de urina atualizado para descartar infecção.. principalmente para as cirurgias de incontinência urinaria e correção de prolapsos genitais.
DRA. JULIANE DAL MAGRO | ÁREAS DE ATUAÇÃO | ATENDIMENTO | LOCALIZAÇÃO CLÍNICA DOMINIQUE | LOCALIZAÇÃO CLÍNICA RIBEIRO MEREGALLI
DRA. JULIANE DAL MAGRO - GINECOLOGISTA. Porto Alegre/RS. 2023, Todos os direitos reservados.
Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Política de Privacidade.