Existem diferentes ponteiras e protocolos para individualizar o tratamento de cada caso. De uma maneira geral o laser promove o rejuvenescimento da mucosa vaginal e dos tecidos que a envolvem. Proporcionando a melhora da sensibilidade e hidratação, recuperando a elasticidade, a espessura e a umidade.
É um procedimento não invasivo, realizado no consultório, indolor e rápido.
A resposta de cada mulher é variável e de acordo com a necessidade são realizadas sessões de manutenção.
Alguns dos principais usos na ginecologia:
- Melhora a lubrificação genital ajudando no prazer durante a relação sexual
- Tratamento da atrofia / ressecamento íntimo / síndrome urogenital da menopausa - É uma ótima opção principalmente para àquelas pacientes com contraindicações para uso de métodos hormonais.
- Tratamento de fissuras
- Auxílio no tratamento da incontinência urinaria
- Tratamento da flacidez especialmente no pós parto e pós cirurgia bariátrica
- Pode ser utilizado para o tratamento de manchas e clareamento íntimo
- Tratamento de algumas doenças de pele como o líquen escleroatrófico
- Tratamento da vulvodínea
- Pós radioterapia (pode ser realizado após 1 ano)
- Novos protocolos para candidíase de repetição e aumento da sensibilidade do clitóris
- O fotona para área íntima reduz infecções pois estimula a manutenção do pH vaginal, controlando a microbiota natural da vagina. Dessa forma, um outro importante benefício desse procedimento a laser é reduzir a proliferação de fungos e bactérias, diminuindo o risco de infecções
Existem vários tipos de laser que hoje são utilizados na ginecologia. Eu trabalho com o Laser Fotona Íntimo na Clínica VSP que é um laser com tecnologia de ponta, seguro e já com protocolos bem estabelecidos para a região íntima.
As ponteiras são responsáveis por incidir o laser fotona para área íntima no local a ser tratado, de forma a recuperar a saúde e qualidade dos tecidos presentes. O procedimento utilizando o Fotona é feito com aplicação de laser Érbio:YAG, que promove ondas de calor capazes de promover um estreitamento da vagina e renovar a produção de colágeno.
O fotona ajuda na recuperação da saúde vaginal e consequentemente na melhora da qualidade de vida da mulher.
Por que tanto se fala de laser na menopausa??
Com a diminuição da produção do estrogênio ocorre a redução da concentração de colágeno e elastina alterando a aparência e o funcionamento da região íntima.
A pele da vulva torna-se mais fina e os pelos e a pigmentação diminuem – até ficarem branquinhos. Há também a diminuição do fluxo sanguíneo, da lubrificação e da elasticidade. Os grandes lábios perdem o tecido adiposo (camada de gordura) e ficam mais planos. E ocorre uma retração da entrada da vagina.
Com a diminuição da espessura da pele as células produzem menos glicogênio aumentando o PH vaginal, alterando a flora e diminuindo os lactobacilos, o que predispõe a infecções e vaginite atrófica.
E o que podemos sentir no meio disso tudo? Ressecamento; Diminuição da lubrificação vaginal durante a relação sexual; Dor na relação; Sangramento; Fissuras;Diminuição da excitação, orgasmo ou desejo sexual; Sensação de queimação, irritação, coceira; Corrimento vaginal – pode ser Branco ou amarelado e fétido; Ardência / desconforto para urinar e até mesmo infecções urinárias de repetição.
O RenovaLase do fotona é uma terapia a laser não invasiva para tratar os sintomas causados pela menopausa. É baseado no aquecimento induzido por laser, leve e controlado do tecido vaginal, que estimula a angiogênese (forma novos vasos sanguíneos), a atividade de fibroblastos e a nova formação de colágeno sem danos térmicos ou ablativos.
O resultado final é o aumento da espessura da pele, melhora da vascularização e a redução de sintomas como secura, coceira, irritação e dor na relação.
ORIENTAÇÕES PRÉ REALIZAÇÃO DO LASER FOTONA ÍNTIMO
- Estar com a revisão ginecológica em dia.
- Não estar menstruada.
- Realizar depilação total (para os tratamentos externos)
- Abstinência sexual 24 horas antes do procedimento
- Não estar com infecções ginecológicas ativas
- Não pode ser realizado em gestantes
- Caso apresente história de herpes genital deve realizar a profilaxia com aciclovir
CUIDADOS PÓS PROCEDIMENTO
- Abstinência sexual por 3 - 5 dias
- Evitar o uso de roupas justas
- É normal apresentar corrimento escuro ou sanguinolento nos próximos dias
- Fazer compressas frias com água ou com chá de camomila (tratamento externo). Também pode ser feito aplicação de gelo local (colocar uma compressa para proteção e não o gelo direto)
- Hidratar a região íntima após o procedimento 2x/dia conforme produto indicado
- Agendar revisão do procedimento.
DRA. JULIANE DAL MAGRO | ÁREAS DE ATUAÇÃO | ATENDIMENTO | LOCALIZAÇÃO CLÍNICA DOMINIQUE | LOCALIZAÇÃO CLÍNICA RIBEIRO MEREGALLI
DRA. JULIANE DAL MAGRO - GINECOLOGISTA. Porto Alegre/RS. 2023, Todos os direitos reservados.
Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Política de Privacidade.